Existe o ciúmes normal, sadio, aquele que todos sentimos por alguém ou algo que queremos muito. Por Ex; quando a parceira repara em outra pessoa que entra em um mercado , sentimos ciúmes porque gostamos de exclusividade e atenção. Ciúmes moderado e normal é gostoso, faz bem e mostra preocupação.
Ciúme paranóico aquele que destrói relacionamentos, que machuca muita gente, que faz com que o ciumento viva mal e estrague a vida do companheiro, esse não procede .
Pessoas ciumentas não gostam de ser assim, reprovam esse sentimento porque sabe que ele não faz bem e com isso não se aceita. Machuca o outro com intrigas, paranóias, pensamentos obsessivos e desconfianças sem fundamento e depois se sentem mal por terem agido, pensado e cobrado.
Na minha opinião a primeira regra para um relacionamento saudável é: deixe o ciúmes paranóico de lado. Ele só transmite insegurança e baixo auto-estima. Você precisa confiar acima de tudo no(a) parceiro(a) e nas coisas que ele(a) diz. Viver em um mundo de fantasia e imaginação só vai te afastar da sua cara metade. Nem o maior amor do mundo sobrevive a controle, desconfiança, questionamento sem fundamento e cobranças. As pessoas precisam de espaço. Dê esse espaço e ele(a) voltará. Prenda e tudo que vai conseguir é que o outro tenha vontade de conquistar sua liberdade.
Poxa é simples um relacionamento saudável, acima de tudo, tem que estar baseado na confiança.
Cíumes indica falta de confiança em si mesmo. Sendo ciumenta você transmite uma mensagem que diz que você não se valoriza e não acredita no amor que ele diz existir.
Pense bem seu parceiro está com você por opção dele. Ninguém o obrigou a ficar com você. Ele viu em você algo especial e quer manter isso. Portanto, não destrua o que pode ser uma linda história de amor; não afaste sua possível cara metade porque você não controla seu ciúmes e tem medo de perder. Então tenha um relacionamento baseado no compromisso, respeito, admiração, convivência saudável. .
Assinando #Marido